Núcleos inacianos vivenciando a quaresma

Alguns Núcleos Inacianos vivenciam o período da quaresma seguindo a metodologia inaciana e tendo como base o livro do Retiro Quaresmal elaborado pelo SECOFE – Secretaria de Cooperação Para a Fé e a Espiritualidade. A Quaresma é o momento especial para eliminar os “odres velhos” e permitir a entrada de “odres novos”.

 O Núcleo de Indaiatuba se organizou para viver a quaresma nas duas comunidades onde está presente:partilha duram cerca de 1 hora e meia tendo em média 30 participantes. Os novos recebem orientação especial para melhor colher os frutos deste momento especial.

No Núcleo de Ribeirão das Neves, desde a quinta-feira de cinzas, cerca de 100 pessoas em media, se encontram às 7 horas da manha para celebrar a eucaristia e realizar os exercícios. O Núcleo está responsável por conduzir este momento não só para si, mas para toda a Paróquia. Desta forma ele dá continuidade à sua programação iniciada no Carnaval com retiro aos jovens da Paróquia, quando foi apresentada a espiritualidade inaciana – O MAGIS. Os jovens foram convidados a experimentarem e buscarem a ordenação de suas vidas por meio da contemplação inaciana num retiro orando o Projeto de Vida. Este Núcleo também está trabalhando na elaboração da Novena de Santo Inácio deste ano, auxiliando na formação espiritual da Pastoral da Juventude e conduzindo algumas pessoas nos Exercícios Espirituais de 30 dias na Vida Cotidiana.

O Núcleo de Santos, desde a primeira semana da quaresma reúne-se todas as quintas-feiras as 18h30, em sua sede na Congregação das Religiosas de Maria Imaculada, para partilhas de oração. Alguns seguem o material do livro do Retiro Quaresmal e outros seguem pela própria liturgia diária.

Por mais de 10 anos o Núcleo Inaciano em São Paulo promove Retiro Quaresmal na Paróquia São Luís Gonzaga. Este ano o Núcleo conta com o Pe. Jonas, sj em sua equipe. Os encontros são aos sábados, com duração de quase duas horas, com momentos de partilha em grupos pequenos; em seguida os grupos se reunem no salão para receber instrução sobre a metodologia e pontos para a semana. Este ano cerca de 50 pessoas vieram no primeiro encontro, momento em que se explica sobre a Quaresma e o Retiro [Livreto] Inaciano [metodologia]. Nos sábados seguintes diminuiu o número de participantes, oscilando entre 20 e 35 pessoas.

Por sua vez o Núcleo Inaciano em Sorocaba faz com que cada um vivencie a Quaresma junto da sua paróquia. No entanto, permanece o encontro de partilha aos quartos sábados de cada mês. Ao mesmo tempo seguem dando apoio à formação na espiritualidade inaciana para as Irmãs da Fraternidade Missionária do Amor Divino – FMAD. Oportunamente, nascerá Casa de Retiros em Pilar do Sul onde as Irmãs da FMAD serão responsáveis por organizar e orientar momentos de espiritualidade na linha inaciana. As Irmãs têm sido assíduas nos encontros do Núcleo Inaciano de Sorocaba, sempre no 4º sábado do mês, para formação teológica e espiritual.

Comentários