Maria nos Exercícios Espirituais

MARIA NOS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

Alguém da equipe do blog sugeriu escrever, neste mês de maio dedicado a Nossa Senhora, algo referente à presença de Maria nos Exercícios Espirituais (EE) de Santo Inácio. Só que o tema é mais rico do que pode parecer. Vocês podem confirmar isto dando uma olhada aos números 43 e 94 da Revista ITAICI. Vou tentar apenas dar alguns toques que os leitores poderão ampliar.

Seria interessante, antes de entrar no tema específico, situar a figura de Maria na vida de Santo Inácio e seu contínuo crescimento. Partindo de uma devoção tradicional desde a sua infância até uma presença manifesta nos momentos marcantes da sua história, que passam por lugares como Arantzazu, Montserrat, Paris e Roma.

Além do livro dos Exercícios podemos constatar a presença de Nossa Senhora nos escritos mais pessoais do Santo: na Autobiografia e no seu Diário Espiritual. No livro dos Exercícios podemos apreciar a presença de Nossa Senhora como intercessora, especialmente nos colóquios, e como atuante nas contemplações da vida de Jesus.

Nas meditações da Primeira Semana, Maria “sem pecado” nos ajuda a combater o pecado. Isto aparece claro no 1º colóquio do terceiro e quarto exercícios [63-64]: 1º colóquio A Nossa Senhora, a fim de que me alcance graça de seu Filho e Senhor para três coisas : conhecimento interno dos meus pecados, detestando-os; que eu sinta a desordem de minhas operações para que detestando-as, corrija-me e ponha-me em ordem; pedir conhecimento do mundo para que detestando-o, afaste de mim suas vaidades e futilidades. Rezar a “Ave Maria”.

O Tríplice Colóquio, típico de momentos importantes nos EE, estará presente na jornada inaciana em preparação para o processo de Eleição: Duas Bandeiras, Três Classes de Pessoas e Três Graus de Humildade, sendo o primeiro colóquio com Nossa Senhora, o segundo com o Filho e o terceiro como Pai [147.156.168].

Nas Contemplações da Vida de Jesus, mesmo sendo sempre Jesus o foco central das mesmas, a figura de Maria está bem presente e atuante em algumas delas. Na contemplação da Encarnação, o SIM de Maria é decisivo na história da salvação do mundo. A contemplação do Nascimento de Jesus já prenuncia a sombra da Cruz [116]. A profecia do velho Simão na Apresentação de Jesus no Templo, seguida da Fuga para o Egito mostra que a Cruz já está presente. A obediência prioritária à vontade do Pai surpreende na narrativa do Menino Jesus perdido no Templo (Não sabeis que convém que eu participe das coisas de meu Pai?)[272]. A mesma obediência Jesus dedicou até os 30 anos a seus pais e crescia em sabedoria, idade e graça [271].

A 3ª Semana conclui na casa de Nossa Senhora e a 4ª Semana terá início na mesma casa, nas contemplações inacianas [209.8 – 218].

Concluo com a citação de Maurice Giuliani (ITAICI 43 p. 16): A pessoa de Maria aparece sempre, nos Exercícios, à luz da obra de seu Filho. É Dele que ela obtém sua beleza, Dele a sua glória: entre a Imaculada e a Virgem gloriosa irradia o sacrifício pelo qual ela recebeu e deu o seu Filho.

Manuel Eduardo Iglesias, SJ

Comentários