Tempo Quaresmal – tempo de conversão

Em breve iniciaremos a Quaresma, tempo especialmente propício para rezar. Há 15 anos os jesuítas publicam um livreto [Edições Loyola] para ajudar a rezar através da prática da metodologia proposta por Santo Inácio de Loyola, isto é, buscar fazer uma experiência de encontro pessoal com Deus. Para tal, basta um pouco de “ânimo e generosidade”, como nos diz Santo Inácio; ânimo para colocar os meios necessários e generosidade para com Deus, que tanto nos ama.

O Pe Renato, SJ também há alguns anos oferece material para um Retiro Quaresmal – basta solicitar a ele o material por e-mail, como divulgado no ano passado também. [ou clique aqui para baixar]

Formem grupos, reúnam os familiares, amigos, comunidade… rezem e partilhem semanalmente o fruto das orações.

A Paróquia São Luís Gonzaga em SP oferece o Retiro Quaresmal (RQ) há 12 anos; outros lugares também se organizam, por exemplo, em Indaiatuba, SP são 3 as Paróquias que farão o RQ, além de vários grupos no Mosteiro, disse Pe Iglesias, SJ. Sabemos que em Itobi, SP já fizeram a experiência do RQ com bons frutos e este ano já estão se organizando novamente, sob os cuidados de Tini.

Faço nossas as palavras do Pe. Álvaro Barreiro, SJ, que tanto fez pelo ministério dos Exercícios Espirituais, e nos deixou preciosos escritos:

“Confiantes na graça de podermos, também nós, darmos testemunho da libertação e da salvação que continuam a nos ser oferecidas, e a graça de viver na nossa vida diária a riqueza, a beleza e a fecundidade de uma vida cristã. Iniciemos este Retiro”.

Pe Álvaro Barreiro, SJ. Diretor do CEI-Itaici, 2007.

Nosso abraço e orações, Equipe dos Núcleos Inacianos.

Comentários