CONTEMPLAÇÕES INACIANAS

Pe. Manuel Eduardo Iglesias, sj

Iniciando nesta segunda-feira, dia 29 de julho de 2019, Pe. Iglesias apresentará 8 artigos sobre a Contemplação Inaciana.  A cada nova segunda-feira será apresentado um aspecto deste modo tão importante e central na jornada dos Exercícios Espirituais (EE).  Que este material seja alimento na sua jornada bem como norte para estudo e/ou partilha nos encontros dos Núcleos Inacianos.  Caso haja questionamentos ou busca de maior entendimento, a discussão via Facebook em muito ajudará a todos.

Feliz jornada contemplativa!!

Nº1: O modo predileto de orar nos Exercícios Espirituais

O que são os Exercícios Espirituais de santo Inácio de Loyola [EE]? Ele mesmo nos diz no início do seu livro que contem os tais exercícios: Por Exercícios Espirituais se entende qualquer modo de examinar a consciência, de meditar, de contemplar, de orar vocal e mentalmente, e outras operações espirituais, de que adiante falaremos. Assim como passear, caminhar e correr são Exercícios corporais, chamam-se Exercícios espirituais diversos modos de a pessoa se preparar e dispor para tirar de si todas as afeições desordenadas. E, depois de tirá-las, buscar e encontrar a vontade divina na disposição da sua vida pra sua salvação [EE 1]. Ao ler estas palavras do santo já dá para perceber que se trata de um intenso movimento interior de atenção à ação do Espírito Santo na pessoa que se exercita. E ainda mais, o exercitante busca encontrar a vontade do Pai em sua vida.

Santo Inácio foi um homem convertido que passou de uma vida voltada para os prazeres, o poder e a glória deste mundo para um humilde e apaixonado servo do Senhor. Ele teve um profundo encontro com Deus, em Jesus Cristo, que transformou a sua vida. Sentiu o amor de Deus revelado em Jesus Cristo e percebeu que Deus deseja ardentemente “se comunicar diretamente” com seus filhos e filhas respeitando sempre a sua liberdade.
Quando partilhava com outras pessoas a sua experiência notou que isso as ajudava a se aproximarem de Deus. Ele foi tomando nota do modo como Deus o ia conduzindo para ajudar os outros a fazerem sua própria experiência. Essas anotações, fruto da ação de Deus nele, constituem o conteúdo do livro.

Os EE são um método a serviço de uma experiência. O ator principal dos EE é o Espírito Santo, que aos pouco vai tocando o coração do exercitante, e é importante ter o acompanhamento de uma pessoa experiente no processo dos Exercícios Espirituais. Inácio considerava a partilha nos EE como uma conversa espiritual amigável.

Conforme o santo diz na descrição dos EE, o caminhar nos Exercícios se serve de diversos modos de oração e de comunicação consciente com Deus: oração vocal e mental, meditação e contemplação, consideração, aplicação de sentidos, exames da oração e do dia e outros. Quem dá os exercícios à outra pessoa encontra no livro dos EE uma série de anotações, adições, notas e regras para serem administradas de modo flexível, a fim de que possa ajudar o exercitante a caminhar na experiência. Entre essa variedade de modos de orar, há um modo que podemos chamar de “contemplações inacianas” e que ocupam mais de 80% dos tempos de oração durante os EE completos. Vale a pena dedicar uma atenção especial a este modo de orar que constitui o foco central da nossa fé: contemplar a pessoa de Jesus. Aproximar-se dele pedindo a graça do conhecimento interno para amá-lo e segui-lo. Com alegria!

Comentários