Retiro do Advento & Natal 2019

De modo particular, o Tempo do Advento é caracterizado pela simplicidade de elementos externos que tornam a celebração litúrgica mais sóbria e, ao mesmo tempo, pela profundidade da espiritualidade que brota das orações e dos textos da sagrada escritura. A oração pessoal e comunitária é o lugar onde o discípulo, alimentado pela Palavra e pela Eucaristia, cultiva uma relação de profunda amizade com Jesus Cristo e procura assumir a vontade do Pai. A oração diária é um sinal do primado da graça no caminho do discípulo missionário. Por isso, “é necessário aprender a orar, voltando sempre a aprender esta arte dos lábios do Mestre”.

Neste caminho espiritual estamos propondo esta experiência diária de oração, no encontro íntimo com o Senhor da vida, a partir dos textos bíblicos de cada dia ao longo do Tempo do Advento e do Natal. O Tempo do Natal é o prolongamento da solenidade celebrada nos dias 24 e 25 de dezembro, estendendo-se até a Festa do Batismo do Senhor. Inicia-se nas primeiras vésperas do dia 24 de dezembro e seu término ocorre na Festa do Batismo do Senhor, no segundo ou terceiro domingo do ano novo. Desejamos também animar a continuidade da experiência a partir do tempo do Natal e mais ainda, ao longo de todo o Ano Litúrgico.

Este é um dos 4 tempos solenes da igreja, juntamente com o Advento, a Quaresma e a Páscoa. Forma, com o Advento, o Ciclo do Natal, que compreende a preparação, a solenidade e o prolongamento do mistério da Encarnação do Senhor. É um tempo análogo ao Tempo Pascal, como são Advento e Quaresma, pois ecoam parte do mistério pascal do Senhor, compreendido pela Encarnação, Nascimento, Manifestação, Paixão, Morte, Ressurreição e Ascensão.

Elementos básicos para fazer este Retiro do Advento/Natal são:

  1. dedicar trinta (30) minutos à oração pessoal diária;
  2. rever esta oração durante alguns minutos;
  3. encontro semanal com o grupo;

Bem, este caminho de oração pode ser feito dia-a-dia, baseando-se em exercícios de oração elaborados e sugeridos nos folhetos disponíveis para download nos links abaixo:

  1. Proposta
  2. Semana introdutória
  3. Primeira semana
  4. Segunda semana
  5. Terceira semana
  6. Quarta semana
  7. Tempo de Natal

Comentários