CONTEMPLAÇÕES INACIANAS (Nº 6): Um livro surpreendente

Pe Manuel Eduardo Iglesias, sj

Em novembro de 2017 as Edições Loyola me enviou um livro em inglês, para que eu desse meu parecer em vista de uma possível publicação em português. Era vésperas das férias e estava inclinado a recusar, desta vez, esse pedido, porém quis dar uma olhada no seu conteúdo. Logo percebi tratar-se de um livro surpreendente. O título “Imaginative Prayer” (Oração com a imaginação) me atraiu. O autor, pastor protestante americano, Jared Patrick Boyd, conta na introdução do livro que sempre sentiu desejos de ter uma relação afetiva com Jesus como lia na vida de alguns santos e percebia em alguns membros da sua igreja. Ele fez os Exercícios Espirituais de santo Inácio de Loyola e alcançou a graça tão desejada.

Como passar para outras pessoas o modo de orar descoberto? Começou na própria família, com suas quatro filhas adolescentes. O livro é fruto desta experiência, contendo material para mais ou menos um ano. Os temas giram ao redor de uma contemplação dirigida, acompanhada de outras atividades que estão sugeridas pelo livro. O ponto forte é contemplar Jesus com a imaginação! Os frutos foram animadores.

O autor é bem criativo. Cada capítulo gira ao redor de uma contemplação dirigida por ele. As filhas sentam, relaxam com os olhos fechados e acompanham com a imaginação a cena proposta. Esta contemplação estará presente a semana toda. As crianças levarão um diário onde podem desenhar ou escrever algo que reflita experiências do dia a dia cotidiano que conectam com a contemplação da semana, nas mais diferentes situações. Há momentos informais de partilha destas experiências juntamente com a participação do pai. O autor manifesta o crescimento na relação de amizade dele com as filhas e, o mais consolador, a relação de amizade das filhas com Deus.

Naturalmente meu parecer para a tradução e publicação do livro foi totalmente favorável. O livro deve ser lançado no próximo mês de novembro. Seria bom fazer uma boa divulgação. Penso não só neste precioso instrumento na própria família com crianças e jovens, bem como em escolas cristãs e na catequese paroquial. Mesmo que o conteúdo do livro não seja seguido integralmente, a dimensão mistagógica da catequese que a CNBB promove atualmente (Cf. Documento da CNBB 107: Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários), poderá se servir ocasionalmente desta contemplação inaciana dirigida.

Mistagogia significa o modo de introduzir a pessoa no mistério do amor de Deus revelado em Jesus Cristo. Este é o objetivo primordial da catequese. Muitas vezes se deu por suposta essa experiência do amor de Deus, direcionando-se então mais importância à parte doutrinal que, sem esta experiência de relação amorosa com Deus não sustenta uma vida cristã concreta. Uma editora da Companhia de Jesus pode se sentir feliz de poder oferecer ao público uma obra que santo Inácio aprovaria jubiloso. Mais ainda, escrita por um pastor protestante, o que confirma a atualidade dos EE.

Comentários