CONTEMPLAÇÕES INACIANAS (Nº 8): Duas experiências em família

Pe Manuel Eduardo Iglesias, sj

Vou relatar duas experiências em família de duas pessoas, um pai e uma mãe, com quem tive contato e oportunidade de falar sobre o livro “Imaginative Prayer”.  Se interessaram vivamente e, falando inglês, estão aplicando o livro em suas respectivas famílias.

A conversa com o pai foi no final do ano 2017, num retiro aqui em Itaici. Novamente me encontrei com ele em março de 2018 e me confirmou que ele, a esposa e as duas gêmeas de cinco anos estavam seguindo o livro, com certas adaptações, e obtendo bons frutos desta experiência. Pedi que me enviasse um resumo do que me tinha falado, por email, e eu o enviaria ao diretor da Editora. Seria importante para este perceber que o livro teria potencial de êxito no Brasil. Eis o texto escrito pelo pai, em março de 2018.

Pe. Iglesias, boa noite!

Conforme comentei com o senhor hoje, apliquei a metodologia do livro “Imaginative Prayer” nas orações com minhas 2 filhas gêmeas de 5 anos. O resultado foi fantástico, apesar da pouca idade delas, e passo a descrevê-lo: as meninas passaram a proferir frases de intimidade com Jesus. Por exemplo: “Pai, hoje o Jesus ficou bagunçando o meu cabelo durante a aula. Ai…. esse Jesus não tem jeito… só ficou fazendo bagunça hj…” . Frases com esse teor de intimidade e inocência se tornaram quase que diárias e estou certo de que essa intimidade será amadurecida de forma constante e gradual, de forma que, quando estiverem na adolescência, nunca venham a cogitar procurar outros caminhos, pois estarão certas da amizade, companheirismo e poder desse Jesus, que as acompanhou até mesmo em suas bagunças na infância. Quem dera eu tivesse sido apresentado a Jesus dessa forma na minha infância.

Deus o abençoe!

No dia seguinte recebi resposta da Editora me comunicando que o livro seria publicado no segundo semestre de 2019.  Na data de 28 de julho do ano 2018, escrevi para o pai pois estava curioso para saber como estaria evoluindo a experiência. Esta foi a resposta:

Padre Iglesias! Muito bom receber notícias suas! Fiquei muito feliz com o seu contato!

Muito obrigado pela lembrança, e, sim, a experiência da “Imaginative Prayer” se tornou rotina de oração e partilha em família. É incrível ver nas crianças o que perdemos ao longo do tempo, ou seja, essa maneira simples e bela de se relacionar com Deus. Elas têm nos encantado e surpreendido durante os momentos de oração bem como em momentos do dia-a-dia, onde são comuns frases encantadoras sinalizando a presença de Deus em suas mentes e coração. Reforçada pela oração imaginativa, onde as cenas e mensagens evangélicas ganham cor e emoção, confiram o que o senhor me disse uma vez : a linguagem da alma são imagens e emoções, e podemos ver isso acontecer nas crianças, que são terrenos férteis para a obra de Deus. Sem dúvida, conte comigo e com minha família para ajudarmos na divulgação desta metodologia de oração divulgada pelo livro e totalmente inspirada em Santo Inácio. Achei a ideia do vídeo ótima, pois poderia realmente inspirar pessoas a fazerem a experiência. Conforme se aproximar o momento adequado, me avise e conte conosco para o que precisar. Grande abraço!

Mais um e-mail, dia 31 de dezembro do ano 2018:

Padre Iglesias, boa noite!  Para mim foi grande a alegria de poder tê-lo como iniciador na oração de Santo Inácio para as minhas filhas. Continuamos no caminho, extraindo dele muitos frutos e bênçãos. Também eu tenho ajudado a divulgar o livro e sua técnica a amigos e conhecidos, e esse é um tema que sempre desperta a atenção das pessoas. Eu, como o senhor, também sou um grande entusiasta da publicação e divulgação do livro para nossas crianças e juventude, que carecem de ferramenta espiritual tão significativa. Desejo-lhe um Ano Novo repleto das bênçãos de Deus e que sempre possamos estar unidos pela fé, na comunhão da Igreja, pela Graça de Jesus Cristo. Muito obrigado por se lembrar do amigo!

A conversa com a mãe de três filhos foi em junho de 2018. Contei a experiência que estava tendo com a família acima mencionada e ela se entusiasmou com a proposta. O marido estava no Canadá e toda família iria nos próximos meses para lá. Ainda no Brasil me escreve em agosto:

Bom dia padre Iglesias! Estou lendo o livro e tenho me emocionado com as experiências contadas nele. Meu marido ainda está no Canadá e volta no domingo, 5 de agosto. Já contei para ele sobre o livro “Imaginative Prayer” e propus fazermos a experiência das contemplações uma vez por semana, em família. Estamos nos organizando para começar na semana que vem. Que benção ter essa oportunidade de acesso a este livro. Gratidão a Deus e ao Senhor Padre Iglesias!! Estou ansiosa pra viver essa experiência que o Tiago está vivendo. Uma ótima semana!

Já no Canadá recebo, no 15 de fevereiro de 2019, o seguinte e-mail:

Que alegria receber notícias suas!!! Estamos no Canadá em Waterloo, ON desde 27 de dezembro. Deus foi abençoando cada passo e abrindo os caminhos. Vamos ficar aqui até janeiro de 2020. Tem sido uma experiência ímpar, vivendo o cuidado de Deus conosco todos os dias. Sim, estamos rezando em família com o livro.  No começo foi meio difícil, pois, com a vida corrida no Brasil, nos sobrava somente a noite, perto da hora de dormir. Adivinha? As crianças dormiam no meio da contemplação! Nós ajustamos o horário para mais cedo e aí deu certo. No fim do ano foi muito corrido para nós e aí paramos um tempo. Retomamos aqui no Canadá. As partilhas são um verdadeiro tesouro!!!! Com relação à idade dos meus filhos, 14, 12 e 6 anos. Apesar da diferença, temos experimentado momentos muito ricos de oração e partilha. A diferença de idade não tem sido para nós uma dificuldade. Muito obrigada por partilhar comigo este livro. Já tenho falado dele e com certeza quando ele for lançado, divulgarei nos meus círculos de amizade e até presentearei!! Fique com Deus!!!

Decidi partilhar com os amigos e amigas dos Núcleos inacianos estas duas experiências que são sintomáticas do bem que este livro poderá fazer. Que o Senhor abençoe a sua publicação e recepção.

Comentários