in memoriam Pe Manuel Iglesias, SJ

Ontem a noite (14/setembro/2020) partiu para a casa do Pai, nosso querido Pe. Manuel Eduardo Tomas Iglesias Riva.

Nasceu aos 06 de agosto de 1933 em Santiago de Compostela, Espanha, cidade célebre pelas peregrinações nos caminhos que levam à Catedral com o nome do Apóstolo.

Terminados os estudos de Educação Básica e Média estudou e conseguiu a Licenciatura em Direito pela Universidade dessa mesma cidade.

Após estes estudos, fez um discernimento acompanhado por direção espiritual e resolveu pedir para ingressar na Companhia de Jesus. Foi aceito e ingressou no Noviciado de Salamanca aos 12 de novembro de 1958. Passados dois anos de Noviciado, foi aprovado e fez os primeiros votos em 13 de novembro de 1960.

Iniciou os estudos de Filosofia em Comillas, Santader, onde cursou por dois anos (1960 a 1962). Percebendo os superiores sua vocação missionária, foi enviado ao Brasil, desembarcando no Rio de Janeiro em 20 de dezembro de 1962, e logo no ano seguinte foi para Nova Friburgo, onde concluiu o 3º ano de Filosofia no então Escolástica do do Colégio Anchieta. Terminado o curso de Filosofia, foi destinado a um breve período de magistério, realizado no Colégio Loyola, em Belo Horizonte, no primeiro semestre de 1964.

Os estudos de Teologia foram realizados nos Estados Unidos, tendo-os feitos de 1964 a 1967 no Saint Mary’s College, em Saint Mary, Kansas, e o último ano (1968) na Universidade de Saint Louis. Foi ordenado presbítero em Guadalajara, no México, aos 20 de maio de 1967.

Fez a Terceira Provação em períodos especiais quer no Rio de Janeiro (1974) quer em Baturité, Ceará (1975) e os últimos votos foram professados no Centro Cultural de Brasília em 15 de agosto de 1975, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora à celeste glória.

Este querido jesuíta,a serviço de Deus,autor de muitos livros, tradutor, empenhado totalmente na vivência e divulgação da Espiritualidade Inaciana, alegre, todo voltado ao próximo. Do coração de Pe. Iglesias brotou a ideia dos Núcleos Inacianos [NI], “filho” dos Retiros Missionários, e nós leigos, em sintonia, caminhamos com ele.

Os NI, nasceram com dois objetivos: dar apoio aos que faziam alguma experiência dos Exercícios Espirituais [EE] mas,em suas localidades,não encontravam pessoas qualificadas para os acompanhar na caminhada inaciana e, para os que já caminhavam, ser ponto de união e partilha.

É com alegria que vemos os Núcleos se estruturando, sendo cada um, por sua vez, ponto e fonte da Espiritualidade Inaciana.

Do inicial “Blog dos Núcleos Inacianos” temos hoje uma página‘Núcleos Inacianos Brasil’. Já há ramificações no Facebook, WhatsApp, e planos de transmissão de Palestras, Cursos, Estudos… tudo isso fruto da inspiração que teve Pe. Iglesias.

Unindo esforços, leigos e jesuítas,temos certeza de que Pe. Iglesias,observando nossa movimentação e com seu eterno olhar meigo nos continua nos ensinando que Núcleo é o local mais profundo do encontro dos irmãos de caminhada.

Que continuemos fiéis ao carisma de Santo Inácio, que tão bem Pe. Iglesias viveu e partilhou, tendo agora também a Pe. Iglesias como intercessor.


https://nucleosinacianos.org.br/wp-content/uploads/2020/09/Até-breve-querido-Pe-Iglesias.pdf

Comentários