Dos Núcleos Inacianos que nem sabíamos

Na manhã deste sábado, 3/outubro/2020, os coordenadores da Rede de Núcleos Inacianos tivemos uma reunião com o secretário para a Colaboração com Outros, Fé e Espiritualidade da Província BRA, Pe. Laércio, SJ, para afinar os trabalhos colaborativos e sinergia dos Núcleos Inacianos e outros grupos que já existem espalhados por todo o Brasil. Alguns muito ativos e “sinérgicos”, outros isolados, “meio que abandonados”, sem ter com quem conversar. Daí a importância da Rede de Núcleos Inacianos.

Inicialmente atualizamos o secretário da origem e proposta dos Núcleos, uma iniciativa de Pe. Iglesias, que quis aproximar pessoas interessadas na espiritualidade inaciana. Deveriam ser grupo de leigos entusiasmados com o “caminho para Deus mediante os Exercícios Espirituais e o discernimento”. É importante que cada Núcleo tenha o apoio ou a co-ordenação de alguém com experiência nos Exercícios. Mas, sabemos de leigos que juntaram pessoas e propuseram e conduziram “tardes de Exercícios”, entusiasmados pelos Exercícios Espirituais para Leigos (EEL); e daí surgiu um Núcleo; e continuam a se reunir frequentemente.

Pe. Laércio contou que conhece vários “Núcleos Inacianos”, espalhados por todo o Brasil, que ainda não têm essa identidade, e que a Rede de Núcleos pode ajudar nessa identidade para caminhar junto, acompanhar, colaborar com aquilo para que foram criados. Vimos que a pandemia trouxe a facilidade das reuniões virtuais; que de outra forma ficaríamos deliberando e deliberando e deliberando para encontrar um tempo e um espaço… e “o tempo é superior ao espaço”.

Daí que juntos nos dispusemos a promover reuniões com os co-ordenadores dos Núcleos Inacianos já identificados (neste blog inicialmente); reuniões com co-ordenadores dos Núcleos ainda não identificados (e identificá-los, se quiserem); ajustar a política de administração das mídias já em uso, como a linha editorial deste blog; o grupo Rede de Núcleos Inacianos no Facebook, para que, como uma “casa comum”, ajude qualquer NI a caminhar junto, acompanhar, colaborar entre si; o grupo de WhatsApp dos co-ordenadores dos NI… e o por vir e “há de usar delas [mídias] tanto quanto o ajudem a atingir o seu fim, e há que privar-se delas tanto quanto dele o afastem”.

Importantíssimo lembrarmo-nos da Revista Itaicí (Itaici – Revista de Espiritualidade Inaciana), cujo valor é reconhecido em todo o mundo mais do que no Brasil. A Revista Itaicí contém documentos, artigos, subsídios, muito úteis a todos, inclusive aos Núcleos Inacianos; “há de usar delas [a Revista] tanto quanto ajudem a atingir o seu fim”.

Comentários