Encontro de 19/03/2022, sábado, do Grupo de Estudos dos Exercícios Espirituais, com o Padre Adroaldo Palaoro, SJ.

Inspirado pela solenidade de São José conversamos sobre um aspecto, uma característica muito marcante na mística inaciana, que é a dimensão fraterna, comunitária.

No encontro passado demos um destaque a essa experiencia de interioridade. Os Exercícios Espirituais (EE) e a espiritualidade inaciana ativam este movimento em direção à própria interioridade. Como um traço característico, fazendo emergir sempre o que é mais nobre, o melhor em nós. Quem faz esse percurso interno, quem vivencia esta experiencia de interioridade à luz da palavra e vai transitando por esses espaços interno, também sente brotar dentro de si o impulso para fora, para o encontro com o outro.

São esses dois movimentos que nós encontramos na mística inaciana: uma de uma centralidade e o outro movimento o de ser excêntrico, sair de si. Então, por isso que a experiência dos EE não é uma experiência intimista fechada, ela é única, pessoal, claro! Mas, ela sempre vai reascendendo aquilo que cada ser humano carrega dentro de si, ou seja, o impulso para a comunhão, para a vida fraterna, para a acolhida do outro para o encontro do outro. É isto que vamos aprofundar neste encontro.

Aqui o link com a gravação do encontro de hoje, sábado, 19/03/2022, do Grupo de Estudos dos Exercícios Espirituais, com o Padre Adroaldo Palaoro, SJ.

Pe. Adroaldo mencionou artigo publicado na Revista Itaici, número 126, que pode ser acessado clicando aqui. Fica a dica de leitura e de assinatura da Revista.

Comentários