Santos, SP

Coordenação do NI

Igor Cândido

+55 13 99788-0031

igorcandido@ceianchieta.org.br

Teresa Norma Tadeu Castellani

+55 13 98066-8857

normacastellani@gmail.com

Regina Console

+55 13 99711-5521

regconsole@gmail.com

Centro de Espiritualidade Inaciano Anchieta
Av. Conselheiro Nébias, 668 – Colégio e Convento Maria Imaculada

Histórico

O Grupo do CEIA – Centro de Espiritualidade Inaciano Anchieta teve inicio em meados de 2004, obtendo à época a benção de Pe. Netto, provincial dos Jesuítas e autorização do Bispo Dom Jacyr Francisco Braido. Durante alguns anos realizaram-se diversas atividades, como encontros de formação, retiros de finais de semana, cursos orante entre outros. Porém, aos poucos perdeu sua força ficando sem movimentação. Agora, em 2017, um pequeno grupo motivado pela chegada de novas pessoas desejosas de inserirem-se num grupo de espiritualidade inaciana, acendeu-se o desejo de orar o Retiro Quaresmal.  Foi reativado o grupo do CEIA, motivando convite a tantos outros, onde por fim reuniram-se 12 participantes. Trouxemos os livretos de Itaici e iniciamos com encontros semanais de partilha.  A quaresma foi orada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, onde está a antiga imagem do Sagrado Coração de Jesus, remanescente da Igreja original destruída na explosão do gasômetro em Santos, em 1967.
Finda a Quaresma, decidiu-se continuar com as partilhas semanais. Como fruto surgiu o caminho de textos bíblicos sobre o amor, pois a oração do Magnificat nos chamou a atenção. Nesse sentido continuamos o caminho deste tema com 1Cor 13 e  depois Santo Agostinho em Confissões 10, 27-29.  Ao tomar conhecimento do Blog Núcleos Inacianos, o grupo tomou a decisão de se inscrever como Núcleo Inaciano na cidade de Santos.
Atualmente o grupo voltou às instalações originais do CEIA, junto ao Convento de Maria Imaculada, onde possui instalações em comodato junto a esta congregação.

Quem somos

Os integrantes do grupo, em sua maioria, possuem caminhada inaciana com os EE de 8 dias.  Os Coordenadores, Igor Cândido e Teresa Castellani, fizeram os EE completos [30 dias] e os CAPs 1 e 2.  Regina Console além dos EE e Caps, também fez o ECOE (Especialização em Espiritualidade Cristã e Orientação Espiritual na FAJE-BH).  Anualmente há a busca pelos EE 8 dias como forma de reordenarem-se continuamente.

Atividades do Núcleo

O grupo se reúne todas 5as feiras, para partilha de oração e decisões de caminhada. Neste momento também iniciamos o estudo, com leitura orante, do livro A Mística do Instante de José Tolentino Mendonça, com o objetivo de entendermos melhor o Orar com os Sentidos.
Paralelamente decidimos trilhar um caminho mensal em vistas do ano Mariano participarmos juntos de uma Missa com o objetivo de consagração a Nossa Senhora e de onde cumpriremos as regras para conseguir indulgência plenária.
O grupo também criou um grupo no WhatsApp – Núcleo Inaciano de Santos – que facilita a comunicação e permite que um ajude o outro em oração.
Iniciamos conversas com uma Irmã da Congregação de Maria Imaculada, a qual dirige uma comunidade carente no bairro Quarentenário em São Vicente. Nossa reflexão é sobre: o que fiz, o que faço, o que farei por Jesus. Propusemos uma primeira visita a essa comunidade, instalada num mangue, com casas de palafita; aí a irmã, sozinha, dá continuidade a trabalho iniciado por outra irmã da congregação, já falecida. Após essa visita discerniremos o que podemos fazer para ajudar.

A foto abaixo mostra um dia de reunião na sala da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que o Pároco Pe. Toninho nos concedeu para reuniões.