O que são Núcleo e Rede Inacianos

Núcleos Inacianos

Um Núcleo Inaciano surge através de pessoas que, tendo feito a experiência dos EE em alguma de suas modalidades, tiraram proveito e desejam crescer com a ajuda desta espiritualidade e, também desejam ajudar outros a fazerem a sua própria experiência. Estas pessoas formam grupos que se reúnem periodicamente, cada um com suas características próprias, mas todos partem da experiência propiciada pelos EE, seguindo a metodologia inaciana. Encontram-se para atender o apelo que sentem para cultivar sua experiência de Deus e partilhar com os outros.

O ideal seria que estes grupos se motivassem a oferecer esta experiência às suas comunidades, acolhendo o pedido do Papa Francisco de ser uma Igreja em saída. As épocas litúrgicas fortes, como o Advento ou Quaresma, são tempos propícios para o exercício da dimensão missionária.

Desde o momento que se constituem formalmente como grupo, guiado por alguém que já conheça a espiritualidade inaciana, este grupo passa a se denominar Núcleo Inaciano (NI) e poderá ser parte da lista de Núcleos no Blog. Uma vez assim feito, a pessoa que coordena o grupo contará com o do Blog, aproveitando a experiência dos outros Núcleos,  caminhado todos alinhados pelo mesmo Espírito.

No momento em que diversos Núcleos, por menores que sejam e espalhados nas diversas regiões, interajam, faz com que o sentimento de pertença a um corpo ativo se ative e nasça uma Rede De Núcleos Inacianos. O fruto final é o enriquecimento de todos.

 

Objetivos dos Núcleos/Rede Inacianos

Cada Núcleo Inaciano construirá seus objetivos respeitando suas próprias  características. Entre os objetivos estarão algum destes componentes:

  • Encontros periódicos para tempo de oração, discernimento e partilha de vida, em continuidade à experiência dos EE na realidade concreta;
  • Encontros para aprofundamento do método dos exercícios;
  • Oferecer à comunidade a espiritualidade inaciana através de encontros e dias de reflexão.