Belo Horizonte, MG – Paróquia N.Sra das Dores

Belo Horizonte, MG

Coordenação do NI Paróquia N.Sra. das Dores 

nucleoinacianobh@gmail.com

Lilian Vieira de Carvalho Ferreira

(31) 98494-9009 – lilianvcarvalho@gmail.com

Edmilson de Jesus Ferreira

(31)98399-8506 -edjfer@gmail.com

Paróquia Nossa Senhora das Dores 

Pe. Áureo Nogueira

Histórico

O casal Lilian e Edmilson iniciou em 2001 um trabalho na Espiritualidade Inaciana na Paróquia de Santa Efigênia, com o atual Dom Aloísio P. Vitral, atuando em Retiros entre outros.  Em 2006, o casal ajudou a criar a Pastoral da Espiritualidade Inaciana na Paróquia Santa Efigência, que tinha como pároco Pe. Áureo Nogueira.  Além de acompanhar os Exercícios na Vida Cotidiana, o casal ajudou na promoção de Momentos de Oração, Projetos como ‘Nas Trilhas da Fé’, nos quais Padres Jesuítas eram convidados para palestrar.  Também eram oferecidos Retiros mensais e de Carnaval com a metodologia inaciana.  Pe. Áureo Nogueira passou a ser o grande incentivador deste movimento,  assim toda vez que é transferido para outra Paróquia o grupo o acompanha, tendo já passado pelo Santuário de São Judas Tadeu e pela Paróquia Nossa Senhora Rainha.  Em 2020 as atividades foram interrompidas por conta da pandemia Covid-19.  Atualmente o casal está na Paróquia Nossa Senhora das Dores, com Pe Áureo e também Dom Aloísio P. Vitral, importantes referências espirituais que abraçam a espiritualidade inaciana no modo de viver e evangelizar.

Em abril de 2021, após descobrir a existência dos Núcleos Inacianos do Brasil e a riqueza compartilhada ente eles, com muita simplicidade, o casal movido por amor a Cristo, após contato e orientação dos Nucleos Inacianos do Brasil, tomou a iniciativa de criar o Núcleo Inaciano de Belo Horizonte.   Foi criado um grupo de whatsapp onde fizemos contatos com muitas pessoas e entre elas a Verinha, que com grande entusiamo acolheu nossa proposta para, juntos, coordenarmos o NI de BH.

Quem somos

Lilian fez o EVC em 1998 na Paróquia de Santa Ifigênia dos Militares com Ir Maria Helena D’Angelo da Congregação Filhas de Jesus.  Posteriormente fez o CAP 1 em Itaici, o ORE no Centro Loyola de BH, e diversos retiros de 8 dias e cursos com Pe. Adroaldo. Participou do CAP Itinerante em Belo Horizonte e acompanha EVC em grupos e individuais.

Edmilson foi jesuíta por 9 anos e hoje incentiva esta espiritualidade na Igreja.

Vera foi professora do Colégio Loyola tendo participado de vários retiros inacianos. Foi membro da CVX-MG.  Em 1991 fez os EE de 30 dias em Itaici, quando iniciou sua missão de acompanhante dos EE em retiros e individualmente. Participou da equipe ampliada da Pastoral dos EE com Pe. Iglesias.  Fez CAP em BH e também vários cursos de formação. Sua experiência e vivência da espiritualidade inaciana em muito contribui para a formação deste Núcleo Inaciano.

Atividades do Núcleo

Iniciamos em Abril, véspera da Semana Santa de 2021.  Formamos um grupo no WhatsApp denominado “Grupo Inaciano de BH”, onde divulgamos a página do Núcleo Inaciano Brasil e convidamos mais pessoas para participar.

Sugerimos às pessoas que foram aderindo ao Núcleo, o acompanhamento do Retiro Quaresmal e da Semana Santa. Fizemos dois grupos para partilha da oração online e disponibilizamos algumas partilhas individuais online. Após a Semana Santa iniciamos o Retiro Pascal .  Temos divulgado as palestras e retiros inacianos.  Estamos trabalhando com Pe. Áureo projetos de tarde de oração ainda no contexto da pandemia e buscando mais acompanhantes para acompanharem pessoas no EVC.

Neste momento somos em 47 integrantes.  Diariamente, à noite, disponibilizamos material a ser rezado no dia seguinte e as partilhas semanais de oração têm sido muito ricas. Temos reunião dos coordenadores para melhor estruturar os grupos virtuais, definir funções e fazer um planejamento de ações pós Retiro Pascal.

Retiro de Carnaval Retiro de Carnaval