Botucatu, SP

Coordenação do NI

Maria Angela Sonchin Biasotto

(14) 99733-4926/whatsapp – ma_angelasb@hotmail.com

Brigida Maria Eleutério

(14) 99833-1506/whatsapp – brigidamaria@yahoo.com.br

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Seminário São José – Rua Dr. Costa Leite, 668, Centro, Botucatu-SP.

Pe. Nelson Maria Brechó da Silva, vigário Paroquial – nelsonbrecho@yahoo.com

Histórico

Este grupo começou em 15/07/2004, com o apoio do Pe. Anderson Antônio Pedroso, pertencente ao clero diocesano e da Irmã Terezinha, das Servas do Senhor. No segundo semestre de 2007 Pe. Anderson foi fazer a experiência de formação com os jesuítas e Pe. Nelson Maria Brechó da Silva, na época seminarista, passou a acompanhar o grupo, juntamente com a irmã Terezinha. Pe. Nelson conduz esta missão inaciana até os dias de hoje.

Em setembro de 2017 o grupo completou 98 encontros. Em 2016, os encontros que ocorriam na Capela da Santíssima Trindade passaram a ser realizados na Capela do Seminário São José. Iniciamos agora como Núcleo Inaciano com a colaboração do Pe. Nelson Maria, da Irmã Terezinha e das leigas: Célia, Maria Ângela e Eliana.

Quem somos

O grupo iniciou sua caminhada com a chegada do Pe. Anderson e continua, agora com o Pe. Nelson. A maioria fez os Exercícios Espirituais para Leigos em Etapas (EELs) na Casa de Retiros Vila Kostka – Itaici, bem como os Encontros de Aprofundamento e Retiros Temáticos.

Maria Ângela iniciou a caminhada inaciana pelos EEls em 2006. Encantada com os EE, após completar os EEls, fez EECC de 8 dias e depois os 30 dias em etapas.. Deste movimento nasceu um amor pelos Exercícios e a vontade de ajudar outras pessoas a conhecer a espiritualidade, assim, capacitou-se para exercer este Ministério através dos nos Caps 1 e 2.

Célia participou dos Encontros Inacianos desde seu início até agora. Fez em Itaici todos os EELs do 1° ao 7°, depois os Retiros de Aprofundamento e também os Temáticos, sempre procurando realizar dois retiros ao ano, um em cada semestre. Ainda não teve oportunidade de 8 dias, mas gostaria muito.

Atividades do Núcleo

Os encontros do Núcleo ocorrem na primeira terça de cada mês, na Capela do Seminário São José, iniciando às 19h30 e com duração aproximada de uma hora. O objetivo destes encontros é reunir pessoas que já fizeram retiros em Itaici e também a quem ainda não tive esta oportunidade, pois eles proporcionam às pessoas a oportunidade de saborear um pouco dos Exercícios espirituais inacianos.

É feita a leitura do Evangelho do dia, dedica-se tempo para a experiência de meditação ou contemplação e depois se partilha o fruto da oração. O momento encerra com uma oração vocal.

Em 2016 tivemos a experiência de fazer duas manhãs de oração inaciana na Capela São Francisco de Assis. O primeiro encontro foi em 9 de Outubro, sob a orientação do casal Alexandre e Fátima Barbuto, reunindo pessoas que já tiveram alguma experiência com os EE.

Na segunda manhã de oração contamos com Regina Console e Thomas Lee, para pessoas que ainda não conheciam os EE.

Em agosto 2017, Thomas Lee e Sonia Goretti Pires orientaram novo encontro. O ponto mais importante foi o número expressivamente alto de participantes que ainda não haviam experimentado este tipo de encontro. Desejamos ofertar esse pequeno retiro duas vezes por ano.