Iconha, ES

Coordenação do NI

Carminha Bertoli
(28) 99922-7224/whatsapp – bertolicarminha@gmail.com

Gislene Petri Furlan
(28) 99993-5680/whatsapp – gislenepetrifurlan27@gmail.com

Paróquia Santo  Paroquia Santo Antônio de Pádua, Iconha. ES,

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Pároco: Pe Paulo Finkler, SJ

Praça da Matriz, 240, Centro. Iconha, ES, 29280-000

Tel: (28) 3537-1135

Histórico

Somos uma Paróquia de Jesuítas, e em 1995 quando o Pe Pedro Evangelista foi designado nosso pároco trouxe essa maravilha que são os Exercícios Espirituais Inaciano. Ele formou vários grupos de EVC na Matriz e comunidades do interior e fazia acompanhamento semanal. Com os grupos formados ele convidou Maria da Penha Fonseca Antonioli para ajudar com dia ou manhãs de oração. A Penha sempre convidava algumas pessoas dos grupos para acompanhá-la em sua missão, assim íamos adquirindo mais experiência com ela. O Pe Pedro designou um casal do grupo para ajudar outros casais na espiritualidade inaciana. Logo começamos a sentir necessidade de formação e o Pe Pedro nos apoiou e incentivou que fôssemos algumas vezes em Itaici para formação. Com o passar do tempo dos vários grupinhos foi formado um grupo que a Penha passou a acompanhar semanalmente. Nesse tempo fizemos várias formações, algumas com a própria Penha e nosso primeiro CAP foi com Pe Emilio. Alguns fizeram retiro de 8 dias e outros de 30 dias em etaponas. O retiro em etaponas foi com Pe Ulpiano no Rio de Janeiro.

Em 2003 o Padre Roberto José Gonçalves (Pe Beto) foi nosso Pároco e foi ele que disse que poderíamos sair de dois em dois para acompanhar manhãs de oração e EVC, ele nos apoiava com subsídios e também fazia avaliações dos encontros, nos ajudou muito. Deu uma formação do Livro dos exercícios de Santo Inácio. A partir daí começamos a nossa missão, dar dia, manhã ou tarde de oração para várias pastorais e movimentos em toda Paróquia. Algumas pessoas do grupo formaram novos grupos de EVC e participaram de uma oficina no Rio de Janeiro com o Pe Ernesto Cavassa. Depois alguns do grupo começou a ministrar Etapitas no CESPA (Centro de Espiritualidade Padre Anchieta) Anchieta-ES e nessa época tínhamos o apoio e grande ajuda do Pe Adriano Pigheti que ficou um bom tempo em Anchieta e nos acompanhava nas formações e Retiros, como ele mesmo diz fizemos muita coisa boa juntos. Tivemos também o CAP itinerante com Pe Adroaldo Palaoro e sua equipe, Pe Neto e Pe Ranieri. Pe Adroaldo também deu retiro. O Pe Geraldo de Mori deu várias formações e retiro de 8 dias no CESPA. O Pe Charles também nos acompanhou por algum tempo. Fomos algumas vezes a Salvador também para formação, pois a província era da Bahia.

Tivemos formação com a Irmã Judite em Itaici “Um jeito de fazer oração inaciana com as crianças” e Pe Ricardo Torri “Ordenar os afetos”. CAP com os Padres James, Anselmo e Firmino. No CESPA trabalhamos com as Irmãs Auxiliadora e Yolanda. Tivemos ajuda de muitos Jesuítas em formações e retiros como Pe Vitório, Pe James, Pe Firmino, Pe Jair, Pe Jackson, Pe Laércio e Pe Passos. Nesses 26 anos de história quase toda Paroquia já fez alguma experiência dos Exercícios Espirituais. Levamos também essa experiência para algumas Paróquias vizinhas.

Quem somos

Muitas pessoas já participam. Atualmente somos em 10 com 30 dias completos, em modalidades diversas, sendo que 9 já fizeram o CAP e 3 fizeram 8 dias. O grupo se autodenomina “Inácio peregrino” e realmente saímos em missão, levando so Exercícios a outras Paróquias.

Atividades do Núcleo

Manhãs ou tardes de oração para:

  • Conselhos comunitários das comunidades em setor
  • CPP
  • Pais e padrinhos de crismandos
  • Crismandos
  • Acólitos
  • Pastoral Vocacional
  • Para todos que tem a experiência Inaciana
  • Ajuda nos mini retiros de casais
  • Ajuda nos encontros de noivos
  • Ministros da Palavra e da Eucaristia
  • Para as comunidades em setor
  • Crianças da Primeira Eucaristia
  • Apostolado da Oração
  • Etapitas em Anchieta