Porto Velho, RO

Coordenação do NI

Joana Batista

+55 69 9253-0214

joanabatista164@gmail.com

Paróquia Santa Luzia

Rua Angico, 4730, Caladinho, Porto Velho, RO. 78.900-000

Histórico

O Núcleo Inaciano teve origem com o casal Joana e Onildo, catequista e agente da pastoral Litúrgica, que teve contato com a Espiritualidade Inaciana em 2004 quando o Pe. Jair Shu passou por aqui como formador na Casa Vocacional. Padre Jair m orientou no EVC. Foi um tempo valoroso na minha vida. Me encontrar, descobrir meu lugar, minha missão neste mundo foi o melhor presente que ganhei. Em 2005, fiz meu primeiro retiro de oito dias, na Casa Vocacional sob a orientação do Ir. Napoleão Nunes de Oliveira, SJ a quem sou eternamente grata, e não consegui mais viver sem beber desta fonte e também de tentar divulgar, de dar a conhecer esse caminho difícil, mas frutuoso para a vida.

Como secretária paroquial e agente de pastoral e com o apoio de padre Roque Pedro Follmamm e de Pe. Ivo Mueller, começamos a realizar retiros para os agentes de pastoral de três dias na dinâmica da Espiritualidade Inaciana. O primeiro foi em 2007. A partir desse, montamos uma pequena equipe para pensar e realizar momentos de espiritualidade. Então, uma vez por mês, nos reuníamos, fazíamos uma hora e meia de oração e distribuíamos material para continuar a oração em casa.

Em 2018 fui morar em Itaituba/PA, fiquei lá por dois anos. Nesse tempo também exercitamos a Espiritualidade Inaciana com duas Irmãs Carmelitas e mais cinco mulheres e o meu tocador oficial, o Onildo. Fiquei fora por três anos e retornando ano passado, já com um ano de pandemia, a comunidade que participo estava cansada, desmotivada, o templo fechado, dai recebi do Pe. Luiz Renato, sj um roteiro do retiro do Advento. Convidei algumas lideranças da comunidade para iniciarmos um grupo para fazermos o retiro online, via Google Meet. Graças a Deus umas quatro pessoas aceitaram e iniciamos o grupo. Depois convidamos mais algumas lideranças e fizemos também o Retiro de Quaresma e Páscoa. 

Quem somos

Com graça de Deus encontramos a Ir. Pedra Marli, Ursulina, que já fez Exercícios de oito e trinta dias e também fez o curso de capacitação para orientador espiritual e juntou-se a nós.

Agora somos cinco pessoas na articulação do “Núcleo”: Joana Batista, Onildo Costa, Olinda Costa, Ir. Pedra Marli, Antonia Monteiro e Pe. Roque Pedro Follmamm. Com a luz do Espirito Santo e a intercessão de Santo Inácio e de N. Senhora da Estrada seguimos agora mais animados e fortalecidos.

 

Atividades do Núcleo Inaciano

Estamos nos articulando, por enquanto com encontros on line, e animando um grupo para a vivencia do EVC; temos 10 pessoas e assim que possível iremos realizar manhãs de oração com este grupo presencialmente.

 

comentários / sugestões

nucleoinaciano.sjc@gmail.com