Presidente Prudente, SP

Coordenação do NI

Ana Luzia Videira Parisotto

(18) 99703-3484/whatsapp – analu.videira@uol.com.br

Alexandre Cuerin Parisotto

(18) 99705-7464 /whatsapp – aleparisotto@uol.com.br

Paróquia São Paulo Apóstolo

R. Santo Casarotti, 312 – Jd Santa Fé, Pres. Prudente, SP 

 Telefone: (018) 3909-4947.

Histórico

O Núcleo surgiu em 2015, a partir da experiência de quatro pessoas que haviam feito os Exercícios Espirituais (EELs) em Itaici. Após algumas reuniões, que aconteciam semanalmente na casa dos participantes, resolvemos conversar com o padre de nossa paróquia, solicitando permissão para usar o espaço do Salão Paroquial para nossos encontros. Por motivos diversos, algumas pessoas que iniciaram o grupo não estão mais participando conosco. Dessa forma, atualmente, o nosso Núcleo é composto por cinco pessoas, mas apenas duas (Ana e Alexandre) já fizeram a experiência dos EE em Itaici, nas modalidades de final de semana e de oito dias, bem como vários outros cursos e retiros temáticos.

Quem somos

Ana Luzia Videira Parisotto sentiu-se irresistivelmente atraída pela espiritualidade inaciana, quando foi, pela primeira vez a Itaici, vivenciar o EEL1, em 2010. Cursou os EELs (2010 a 2014), o Retiro de oito dias (2015) e está fazendo a experiência do Retiro de trinta dias em etapas (2017 a 2018 – em andamento). Participa do Núcleo desde 2015.

Alexandre Cuerin Parisotto fez o seu primeiro EEL em 2009, se encantou e até 2014 concluiu os EELs. Participou também de vários outros cursos de formação em Itaici. Atualmente está fazendo a experiência do Retiro de trinta dias em etapas (2017 a 2018 – em andamento). Está na caminhada. Participa do Núcleo desde de 2015.

Maria Lúcia Pacheco é catequista e se interessou pela espiritualidade inaciana a partir da experiência vivenciada no I Retiro de Espiritualidade Inaciana, na Paróquia São José, em Presidente Prudente/SP, em 2016, ministrado pela Irmã Maria Elena Guariento. Participa do Núcleo desde 2016.

Arthur Antunes Maia é Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística, na Paróquia São José, em Presidente Prudente/SP. Já havia vivenciado outras experiências de oração e retiros de silêncio e identificou-se com a espiritualidade inaciana. Participa do Núcleo desde de 2016.

João Miguel Zana é Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística, na Paróquia Menino Jesus de Praga, em Presidente Prudente/SP. Começou a participar das reuniões do Núcleo, após ter um primeiro contato com a espiritualidade inaciana, em um curso de formação de leitores e de agentes de pastoral, ministrado na Paróquia São José, Presidente Prudente/SP. Começou a participar do Núcleo em 2017.

Atividades do Núcleo Inaciano

Fazemos reuniões semanais de oração e partilha, às quintas-feiras, das 20h às 21h, no São Paroquial da Paróquia São José. Durante o período em que estamos em atividade, temos utilizado em nossas reuniões os seguintes materiais: Livro “Subindo para Jerusalém” (Pe. Manuel E. Iglesias), Livro “Um retiro com o Peregrino” (Pe. Manuel E. Iglesias) e os materiais relativos ao Retiro Quaresmal e Retiro do Advento.

Realizamos, em 2016 o I Retiro de Espiritualidade Inaciana, na Paróquia São José, em Presidente Prudente/SP, orientado pela Ir. Maria Elena Guariento, que, dentre outras atividades, ministra cursos e atua como acompanhante de retiros, em Itaici. Participaram dessa experiência cerca de 30 pessoas, de várias paróquias de nosso município. (Cf. fotos anexas).

Organizamos, anualmente, uma missa em louvor a Santo Inácio de Loyola, no último final de semana de julho.

Geralmente somos convidados a trabalhar momentos de espiritualidade e oração nos cursos, encontros e reuniões de formação dos agentes de pastoral de nossa paróquia, tais como:

Curso de formação de M.E.C.E. (2015 e 2016);

Curso de formação de agentes de pastoral (2016);

Retiro de Jovens (Crisma) em 2016;

Curso de formação de leitores (2016);

Também levamos um pouco da Espiritualidade inaciana para um encontro de formação com os M.E.C.E de outra paróquia (Menino Jesus de Praga), em 2016.