Ribeirão das Neves, MG

Coordenação do NI

Luã A. S. Lança

(031) 3453-3291/ +55 31 9 8572-8749

lua_lanca@yahoo.com.br

Pe. Antônio Marcos Monteiro

(031) 3456-8103

santoinacioesaojudas@hotmail.com

Paróquia Santo Inácio de Loyola e São Judas Tadeus

Santo Inácio de Loyola, 376, B. Ma Helena, Ribeirão das Neves, MG;  33930-460

Histórico

O Núcleo Inaciano, de forma organizada, começou em 2017, após a novena em honra a Santo Inácio, por meio de Encontros Inacianos nas Comunidades Paroquiais, com a juventude paroquial.

A caminhada começou na década de 80, com a orientação pastoral dos estudantes Jesuítas da FAJE. Desta esta época até os dias atuais, inúmeros foram os estímulos ao desenvolvimento da espiritualidade inaciana entre a comunidade paroquial, mesmo após os membros da Companhia de Jesus não estarem mais realizando seus trabalhos conosco.

Quem somos

Um ex-seminarista jesuíta, Álvaro Lança, membro da Comunidade, buscou manter o fogo da espiritualidade aceso de diversas formas, até que, em 2014, com a chegada do Pe. Antônio Marcos Monteiro, a espiritualidade inaciana ganhou “vida nova”.

Enfim, em 2017, por meio da novena de Santo Inácio, quando a comunidade teve a oportunidade de vivenciar a experiência dos Exercícios Espirituais, foi proposto formar um Núcleo, o que foi aceito pela Paróquia.

Somos em 12 pessoas, que caminham firmes, e outros membros que variam que participam das manhãs e tardes inacianas, experiências de fim de semana.

Luã fez o EVC e Pe. Antônio fez Retiro de 8 dias.

Atividades do Núcleo Inaciano

Desde 2016, de maneira tímida, vem sendo desenvolvido semanalmente um trabalho com a juventude, sob a condução do jovem Luã e orientação pastoral do Pároco Antônio Marcos Monteiro.

Mensalmente nos encontramos para realizar a experiência dos EE a nível paroquial, um momento de vivência da experiência espiritual de Santo Inácio, e os jovens da comunidade Santo Inácio de Loyola e São Judas Tadeu, semanalmente em seus encontros vivem a experiência do MAGIS.

O Núcleo esta começando a passos modestos, mas com firmeza e compromisso, aos poucos difundindo cada vez mais a proposta de “Em Tudo Amar e Servir”.