São Paulo, SP

Coordenação do NI

Fátima Buschinelli M. Barbuto
(11) 99657-9769 – fabbarbuto@gmail.com

Samira Maria Raffoul
(11) 99665-1120 – smraffoul@gmail.com

Paróquia São Luís Gonzaga

Av. Paulista, 2378, Bairro Cerqueira César – São Paulo, SP – 01310-300

Pároco: Pe. Jonas Carvalho, SJ

Histórico

A Paróquia São Luís Gonzaga localizada na Av. Paulista, era a Capela do Colégio São Luís, inaugurada em 1935. Em 1966 por decreto tornou-se paróquia, confiada aos jesuítas, fazendo parte da Arquidiocese de São Paulo, região Sé, setor pastoral Santa Cecília.
Conduzida pelos padres Jesuítas, em 2006 o então vigário Pe. Rui Melatti deu um impulso à espiritualidade inaciana com a criação de uma equipe de espiritualidade, a qual tem promovido desde então, de forma consistente, EVC [Exercícios na Vida Cotidiana], Retiros de final de semana, Retiro Quaresmal, tardes / noites de oração e, quando solicitado, vamos a outras paróquias ou comunidades dar retiros.
Também temos o GREI [Grupo de Estudos Inacianos] sediado aqui a mais de 20 anos, onde leigos e religiosos se reunem para estudar a metodologia inaciana e assim sempre aprofundar o conhecimento dos EE e partilhar este Ministério. Muitas pessoas já participaram ao longo dos anos do GREI.

Quem somos

O Núcleo em São Paulo tem agora 16 anos [2021]
Somos um grupo que coordena, orienta retiros nesta e em outras Paróquias quando solicitados, oferecemos Exercícios na Vida Cotidiana (EVC) e grupos de Oração Inaciana. Todos fizeram a Capacitação completa para acompanhante espiritual oferecida pelo CEI Itaici [CAPs] e nos mantemos em formação continuada. Atualmente aprofundamos as Notas dos Exercícios, numa entre ajuda, no GREI, que conta também com pessoas de outras cidades, pois com a pandemia tornou-se virtual.
Algumas pessoas que fizeram a experiência dos EE mas não a Capacitação nos ajudam na organização dos Dias de Oração Inaciana, pois as vezes são muitas pessoas presentes e oferecemos grupos para partilha durante o Dia.

Atividades do Núcleo Inaciano de São Paulo

Dando continuidade aos mais de 20 anos de encontros mensais para estudo, partilha e aprofundamento da metodologia dos Exercícios Espirituais [EE], atualmente o GREI se reúne virtualmente nas primeiras quintas-feiras do mês, das 18h às 19h, exceto nos meses de férias. Atualmente somos em 24 pessoas, inclusive algumas de outras localidades.
Além do Retiro Quaresmal que oferecemos anualmente e do Retiro do Advento que foi oferecido esporadicamente mesmo antes da pandemia, oferecíamos:

– mensalmente um Dia de Oração Inaciana [sábado das 9 às 17h], aberto ao público geral;
– mensalmente uma Noite de Oração após a Missa das 19h, aberta ao público geral.

O EVC era oferecido em horários variados, segundo a disponibilidade de cada orientador, combinado com os interessados. Geralmente com encontros semanais. Com a pandemia, somamos esforços com Pe Luis Renato no EVC virtual desde 2020, mas um membro continua a dar EVC virtual personalizado.

Com a pandemia, por não haver atividades na Paróquia, passamos a oferecer a “Pausa para Rezar“, uma gravação veiculada quinzenalmente, para ajudar as pessoas a ter um momento mais profundo de oração.

No momento somos em 13 orientadores, pois como Núcleo Inaciano SP e não apenas uma Pastoral da paróquia São Luís,  abraçamos pessoas que vivem mais distantes, na grande São Paulo.

O Núcleo Inaciano SP pretende, como sempre, auxiliar na comemoração do Dia de São Luís Gonzaga [21 de junho] e de Santo Inácio [31 de julho], planejando a Semana Inaciana, em especial neste Ano Inaciano que se celebra 500 anos da conversão de Santo Inácio e 400 anos de reconhecida sua santidade. Está disponível para demais atividades solicitadas pelo pároco, por exemplo, Retiro para uma pastoral específica, palestra no ECC e outras.