Quem somos

HISTÓRICO

A Casa de Retiros Vila Kostka, em Itaici, Indaiatuba, SP, há tempos recebe pedidos de retiros para paróquias e grupos em outras cidades, sejam à Secretaria da casa, a algum Jesuíta ou colaborador em particular. Esses pedidos deram impulso aos chamados “Retiros Paroquiais” orientados por jesuítas, leigas(os) ou religiosas(os).

Desde 2015 uma equipe de leigas, Maria Eugênia Rodrigues, Maria de Fátima Buschinelli M. Barbuto e Regina Console Simões, junto com o Pe. Manuel Eduardo Iglesias, SJ, busca organizar este serviço apostólico. No ano de 2016 foi dada prioridade às Paróquias cujos párocos já conhecessem a espiritualidade inaciana. No entanto surgiu um questionamento: “Por que não ajudar as pessoas que fizeram a experiência dos EE a se inserirem em grupos, existentes ou criando novos: ‘grupos de espiritualidade inaciana’?”.

Muitos grupos se formaram em várias localidades, porém sem interação entre si. Assim, para promover a partilha de experiências e de conhecimentos, passamos a denominar a cada um destes grupos NÚCLEO INACIANO, os quais, em união, dão corpo à REDE DE NÚCLEOS INACIANOS BRASIL (NIBR).

Neste espaço virtual pretendemos oferecer apoio para o desenvolvimento dos Núcleos, para que, unidos geremos impulso apostólico e ganhemos força missionária. A equipe cresce e se diversifica com o tempo; o objetivo permanece.

Contem conosco.
Equipe de coordenação.

OBJETIVOS DOS NÚCLEOS INACIANOS

Ajudar os que tiveram, ou desejam ter, uma experiência dos Exercícios Espirituais, a localizar Núcleos Inacianos: divulgando os Núcleos existentes e estimulando a formação de novos Núcleos.

Dar suporte aos que, tendo feito Exercícios Espirituais, desejam criar e/ou manter Núcleos Inacianos em suas localidades oferecendo: roteiros para oração, subsídios para encontros, dinâmicas, material de suporte, bem como material formativo para o próprio Núcleo.

Fomentar a dimensão missionária dos Núcleos Inacianos estimulando: a integração dos Núcleos, a ação nas suas e/ou em outras comunidades/paróquias.

Especialmente:

  1. Ser um lugar de encontro virtual dos diversos Núcleos Inacianos com intuito de:
  • partilha de experiências;
  • colaboração mútua;
  • formação
  1. Fortalecer os Núcleos existentes e a dimensão missionária:
  • divulgar os locais e contatos (coordenadores) dos Núcleos existentes;
  • promover Encontros, Momentos ou Dias de Oração, Retiros Inacianos e Exercícios Espirituais (EE);
  • apoiar e animar as pessoas que vivem a espiritualidade inaciana.

3. Oferecer materiais formativos e subsídios aos Núcleos:

  • Cursos, formações e textos básicos;
  • roteiros para: Encontros, Momentos Orantes, Retiros, EE;
  • suporte: subsídios, músicas, links, livros, notícias, etc.


Equipe de coordenação dos NIs BRa

in memoriam Pe Manuel Eduardo Iglesias, SJ
Fátima Buschinelli Barbuto
Fátima Buschinelli Barbuto
NI São Paulo ,SP

Regina Console Simões
Regina Console Simões
NI Santos, SP

Pe José Laércio Lima, SJ
Ana Luzia Parisotto
NI Presidente Prudente, SP
Alexandre Parisotto
NI Presidente Prudente, SP
Claudia Bertucci Nunes
Claudia Bertucci Nunes Franchi – NI Itú, SP
Flávia Dimas
NI Juiz de Fora, MG