Quem somos

Histórico

A Casa de Exercícios Vila Kostka em Itaici, de longa data, costumava receber pedidos de retiros em paróquias e grupos, os quais eram dirigidos à Secretaria da casa ou a algum Jesuíta ou colaborador em particular. Estes pedidos deram impulso aos chamados “Retiros paroquiais” orientados por jesuítas, leigos(as) ou religiosos(as).

Desde 2015 uma equipe de leigas junto com o Pe. Iglesias vem buscando organizar este serviço apostólico, sendo que no ano de 2016 foi dada prioridade às paróquias cujos párocos conhecessem a espiritualidade inaciana. No entanto surgiu um questionamento: “Por que não motivar as diversas pessoas que fizeram a experiência dos EE a se inserirem em grupos existentes ou criar novos?”.

Diversos grupos se formaram nas mais variadas localidades, porém sem interação entre si. No intuito de promover troca de experiências e conhecimentos passamos a denominar a estes grupos NÚCLEOS INACIANOS, os quais, em união, dão forma à  REDE DE NÚCLEOS INACIANOS.

É através deste espaço de comunicação e direcionamento para apoio e crescimento dos Núcleos, que esta união ganhará força e vida. Desejamos a todos vigor na caminhada espiritual e generosidade para o sucesso desta empreitada. Contem conosco. Equipe de coordenação.

OBJETIVOS DOS NÚCLEOS INACIANOS

  1. Ser um ponto de encontro virtual dos diversos Núcleos Inacianos, para que este Blog seja, de fato, uma construção de todos e fomentador da Rede de Núcleos Inacianos, provendo espaço para que os Núcleos:
  • partilhem suas experiências;
  • colaborem entre si;
  • enviem sugestões.
  1. Ajudar aos que tiveram, ou desejam ter, uma experiência dos Exercícios Espirituais a localizar Núcleos Inacianos:
  • divulgando os Núcleos existentes;
  • estimulando a formação de novos Núcleos Inacianos.
  1. Dar suporte aos que, tendo feito Exercícios Espirituais, desejam criar e manter Núcleos Inacianos em suas comunidades:
  • Oferecendo subsídios para os momentos de oração do Núcleo: roteiros para encontros, textos básicos, dinâmicas, material de suporte, etc.;
  • Oferecendo material formativo para o próprio Núcleo: sugestão de livros, artigos para estudo da metodologia dos EE, Cursos, Links, etc.
  1. Fomentar a dimensão missionária “em saída” dos Núcleos Inacianos:
  • Oferecendo material e direcionamento para que levem a espiritualidade inaciana a outros, a comunidades e paróquias.

Equipe de Coordenação

Pe. Manuel Eduardo Iglesias, sj in memorian

Fátima Buschinelli Barbuto

Maria Eugênia Rodrigues

Regina Console Simões

comentários / sugestões

contato@nucleosinacianos.org.br