Quem somos

Histórico

A Casa de Exercícios Vila Kostka em Itaici, de longa data, costumava receber pedidos de retiros em paróquias e grupos, os quais eram dirigidos à Secretaria da casa ou a algum Jesuíta ou colaborador em particular. Estes pedidos deram impulso aos chamados “Retiros paroquiais” orientados por jesuítas, leigos(as) ou religiosos(as).

Desde 2015 uma equipe de leigas junto com o Pe. Iglesias vem buscando organizar este serviço apostólico, sendo que no ano de 2016 foi dada prioridade às paróquias cujos párocos conhecessem a espiritualidade inaciana. No entanto surgiu um questionamento: “Por que não motivar as diversas pessoas que fizeram a experiência dos EE a se inserirem em grupos existentes ou criar novos?”.

Diversos grupos se formaram nas mais variadas localidades, porém sem interação entre si. No intuito de promover troca de experiências e conhecimentos passamos a denominar a estes grupos NÚCLEOS INACIANOS, os quais, em união, dão forma à  REDE DE NÚCLEOS INACIANOS.

É através deste BLOG, espaço de comunicação e direcionamento para apoio e crescimento dos Núcleos, que esta união ganhará força e vida.

Visando melhor ajudar na formação destes Núcleos, a Equipe de Coordenação dos Núcleos Inacianos elaborou este Blog. Desejamos a todos vigor na caminhada espiritual e generosidade para o sucesso desta empreitada.

Objetivos do Blog Núcleos Inacianos

  1. Ser um ponto de encontro virtual dos diversos Núcleos Inacianos, para que este Blog seja, de fato, uma construção de todos e fomentador da Rede de Núcleos Inacianos, provendo espaço para que os Núcleos:
  • partilhem suas experiências;
  • colaborem entre si;
  • enviem sugestões.
  1. Ajudar aos que tiveram, ou desejam ter, uma experiência dos Exercícios Espirituais a localizar Núcleos Inacianos:
  • divulgando os Núcleos existentes;
  • estimulando a formação de novos Núcleos Inacianos.
  1. Dar suporte aos que, tendo feito Exercícios Espirituais, desejam criar e manter Núcleos Inacianos em suas comunidades:
  • Oferecendo subsídios para os momentos de oração do Núcleo: roteiros para encontros, textos básicos, dinâmicas, material de suporte, etc.;
  • Oferecendo material formativo para o próprio Núcleo: sugestão de livros, artigos para estudo da metodologia dos EE, Cursos, Links, etc.
  1. Fomentar a dimensão missionária “em saída” dos Núcleos Inacianos:
  • Oferecendo material e direcionamento para que levem a espiritualidade inaciana a outros, a comunidades e paróquias.

Equipe de Coordenação

Pe. Manuel Eduardo Iglesias, sj

Fátima Buschinelli Barbuto

Maria Eugênia Rodrigues

Regina Console Simões

comentários / sugestões

contato@nucleosinacianos.org.br