Uso de música

A música é grande aliada. Pode ser usada no início como ajuda para o grupo se recolher, durante o tempo pessoal de oração ou ainda como “chamado’ para retornarem à sala de colocação e durante as refeições, para manter o clima de silêncio e recolhimento.

Também em certos momentos da colocação ou partilha pode reforçar o que foi dito ou rezado.

A escolha da música, se instrumental ou com uma letra, se uma música ou um refrão ou mantra, deve levar em conta o objetivo final: entrar em sintonia com Deus, interiorizar o texto rezado, aprofundar o tema proposto.
Os mantras e refrões de Taizé auxiliam bastante pela melodia, pela letra, pela suave repetição que ajuda a entrar em oração, a retornar à oração após alguma distração. Refrões de músicas conhecidas também podem ajudar.
Durante o tempo de oração se optar fazer uso de música, que seja suave, instrumental, uma música de fundo.

Refrões e/ou mantras: pode-se usar apenas o refrão de uma música ou os mantras de Taizé, segue exemplo em anexo e o Link para refrões de Taizé, que indicamos.

Cifras dos refrões: Em anexo um arquivo com cifras dos principais refrões se houver alguém que possa tocar, ao invés de se fazer uso de CD.

Fundo musical por exemplo a coleção de CDs Music for relaxation, cuidando para não fazer uso de músicas de filmes (trilhas sonoras de filmes), que podem tirar a concentração por remeter a outros momentos.

Relaxamento: como primeiro momento de oração ou após o almoço pode-se convidar a um relaxamento. Experimentar o relaxamento pode ajudar a pessoa a se pacificar para entrar em oração, o que facilitará depois sua oração pessoal.
Em anexo dois relaxamentos do CD Cultivar-se; eles foram elaborados para serem acompanhados deitados em colchonete, mas podem ser adaptados para se fazer em cadeiras.